10º lugar
Criado pela desenvolvedora Konami em 1997, Castlevania Symphony of the Night tem figurino e personagens desenhados pela veterana Ayami Kojima, criadora do visual da maioria dos jogos dessa série. Nessa versão, o destaque fica com o protagonista Alucard, filho do lendário Conde Drácula, que busca destruir o próprio pai, trazido de volta à vida (ou morte?) por um sacerdote do mal. O figurino é belíssimo: muito fetichista, Alucard usa uma capa desestruturada, com gola maximalista, sobreposta em um casaco que vai até abaixo da cintura, rico em detalhes dourados. Ainda em sobreposição, o personagem tem um colete justinho fechado por ligas metálicas, cintura marcada, lenço no pescoço (com laço feito, bem dândi), botas de cano longo com salto alto, e luvas exageradas. Drácula, seu pai e inimigo, repete o efeito das sobreposições de casacos, porém em cores mais agressivas e sem luvas nas mãos: para resultar num efeito mais dramático, que revela unhas afiadas. Além dos dois (protagonista e antagonista), figuras como Maria, Richter (caçador de vampiros), e a demônio Succubus possuem figurinos detalhadamente trabalhados pela designer.
09º lugar
A série de espionagem mais famosa e bem sucedida de todos os tempos foi criada por Hideo Kojima. Em Metal Gear Solid, primeiro jogo dos quatro existentes (até hoje), o figurino predominante é militar, mas dificilmente se repete de personagem para personagem. Solid Snake, o protagonista, utiliza vestes militares de última geração, descritas no jogo como um traje nanotecnológico que, entre outros recursos, regula a temperatura do corpo do personagem, controla a dosagem de adrenalina no seu organismo e ainda é capaz de detectar e curar ferimentos com maior rapidez. O figurino dele é bem justo para possibilitar os movimentos mais absurdos e não emitir nenhum tipo de som de arraste, e seu acessório mais famoso é a bandana usada do jeito tradicional: na testa. Meryl, sua colega de missão, tem um visual mais wearable, com camiseta regata, calça utilitária e botas militares. Entre os vilões, um espetáculo de figurinos: tem a Sniper Wolf com camisa aberta no peito, Psycho Mantis com visual totalmente sado-masoquista, Decoy Octopus com trenchcoat e Liquid Snake com uma das combinações mais ousadas: trenchcoat sem camisa e calça apertada. Tudo e potencializado pelos diálogos excessivamente humanos, que tornam a roupa do jogo ainda mais humanizada.
08º lugar
O primeiro jogo da série Final Fantasy que renderizou os personagens em forma adulta. Antes de Final Fantasy VIII, todos os jogos da série tinham personagens no formato SD (corpos pequenos e cabeças grandes). Exatamente por isso o figurino chama muita atenção aqui: o protagonista Squall, por exemplo, lançou tendência na época em que o game foi lançado (1999) com seu casaquinho curto com patch de pêlos na gola. O talismã em formato de leão utilizado no game também virou febre no Japão e nos EUA. Outra ousadia eram os dois cintos cruzados, caídos na cintura de forma casual, compondo um estilo "utilitário inútil". Além de Squall, as personagens Rino, Selphie, Zell, Quistis e Irvine anteciparam muitas tendências que foram vistas no começo dos anos 2000. Irvine, por exemplo, era um cowboy urbano: de chapéu na cabeça, mas com cabelos compridos.
07º lugar
Discutivelmente o jogo de RPG mais famoso e mais bem sucedido de todos os tempos, Final Fantasy VII foi responsável por colocar o nome de Hironobu Sakaguchi no topo do universo dos games. O designer, na época, tinha acabado de sair da Nintendo para firmar parceria com a Sony (PlayStation), e foi através de FF7 que ele ganhou o mundo. Como esse jogo foi o primeiro da série a utilizar os recursos de processador do PlayStation, os gráficos ficaram muito mais detalhados e, consequentemente, o figurino passou para o primeiro plano. Cloud Strife, o protagonista, usava uma calça releitura da saruel, com pregas amplas, cavalo baixo e botas pesadas escondendo a barra. Na parte de cima, Cloud dava o contraponto exato ao figurino com uma camisa sem mangas de gola alta (turtleneck). Como sua roupa era monocromática, a atenção dos jogadores ficava na cabeça do personagem e em suas espadas maximalistas, impossíveis de serem usadas na vida real. Além de Tifa, Aeris, Barret e Red XIII e Cait Sith, dois outros personagens merecem atenção especial no figurino: Yuffie e Vincent. A primeira, uma ninja aloprada, é toda tendência: micro shorts, meia arrastão (na perna e no braço), munhequeiras, polainas, e bandana na testa. O segundo, Vincent, é extremamente sofisticado, quase alta-costura: usa uma capa orgânica com gola elevadíssima fechada por trincos metálicos na altura do nariz, calça justa e botas com bico fino de metal, além de uma máxi faixa na cabeça.
06º lugar
Esse foi o primeiro jogo do gênero hack 'n' slash (matar, pilhar, destruir - nessa ordem, ou não) que fez muito sucesso no PlayStation 2. Com um processador de gráficos revolucionário, o PS2 alçou a série Devil May Cry ao olimpo dos jogos de ação. Seu protagonista, o sobrenatural Dante, era uma mistura de Vincent Valentine (Final Fantasy 7) com Alucard (Castlevania: SoTN), no melhor estilo "soldado americano": implacável, jocoso, sarrista e imortal. No tom vermelho-sangue, o seu figurino também brincava com as sobreposições de capas, coletes, camisas desconstruídas e calças sempre muito adesivas. Com o progresso da série (que atualmente está em sua 4ª edição, já no PlayStation 3), o visual de Dante ganhou detalhes rock 'n' roll como zíperes, espinhos, metais e tachas. Além dele, as mulheres que aparecem em DMC também abusam dos figurinos improváveis, usando corselets, terninhos, micro shorts e botas de cano alto em pleno campo de batalha. Mesmo sendo pouco fiel às leis da física, o resultado visual das roupas é belíssimo.
05º lugar
Resident Evil foi originalmente criado em 1998 e tinha como protagonistas dois políciais americanos, Chris Redfield e Jill Valentine, lutando contra uma horda de zumbis e uma poderosa corporação responsável por experimentos genéticos bizarros. O mais interessante de RE é que o jogo foi um dos poucos idealizados por um designer japonês (Shinji Mikami) com um enredo totalmente americanizado. Com figurino basicamente militar, RE entra na nossa lista porque ao longo dos jogos é possível cambiar roupas, transformando o visual dos personagens em rock 'n' roll, punk, fetichista e até lúdico. No segundo jogo da série, uma jaqueta usada pela personagem Claire Redfield virou hit nos brechós americanos com a frase "Made in Heaven" nas costas. No último lançamento de game, o personagem Leon apareceu numa releitura de Squall Leonhart (Final Fantasy VIII), usando jaqueta com detalhe de pêlos na gola. Também icônica, a misteriosa Ada Wong jamais abandonou o seu vestido vermelho fatale, com mega fenda na lateral, indo parar nas telonas do cinema na pele da ex-modelo, e agora atriz, Mila Jovovich.
04º lugar
Considerado o game mais fashion de toda a série, Final Fantasy XII é também o lançamento mais recente do gênero. Ainda na plataforma do PlayStation 2, FFXII abusa dos recursos de processador levando a realidade às últimas consequências (dentro das limitações do console), o que resultou em figurinos absurdamente detalhados, em que até mesmo o movimento dos tecidos diferentes (seda, tule, couro, algodão) é perceptível aos olhos do jogador. O protagonista aqui é Vaan, um jovem andrógino com corte de cabelo quase feminino, corpo minguado e roupas ousadas: usa um mini colete (mini mesmo!) e uma armadura desconstruída, com os braços e o tórax completamente descobertos. Na sua trupe, ele é acompanhado por Penelo com seu macaquinho "brasileiro" nas cores verde e amarela; Ashe, uma princesa com visual ultra sexy; Basch, que usa bermudas, camisa de seda e botas de gladiador; Fran, uma mulher-coelha que também usa armaduras desconstruídas pelo corpo; e o pirata Balthier, o mais estiloso de todos os personagens do game, vestindo colete com detalhes bordados em ouro, sapato de bico para cima e anéis multicoloridos nos dedos.
03º lugar
Aqui está o tipo de jogo que todo mundo já jogou, ou viu alguém jogar, pelo menos uma vez na vida. Mario Bros é a franquia de maior sucesso da Nintendo, trazendo no enredo figuras surrealistas: dois irmãos italianos que são encanadores, uma princesa chamada Peach, cogumelos que andam e falam, tartarugas assassinas, dinossauros de estimação, e vilões draconianos. Embora o jogo não exija um nível de concentração ou envolvimento elevado, funciona muito bem como passatempo. Mario ganha lugar no nosso pódio por conta do figurino incrivelmente diversificado: embora sua roupa original seja monocromática e minimalista, as possibilidades no jogo são quase infinitas. Mario pode se vestir de urso, sapo, esquimó, super-herói, meia de sapato, flor-de-fogo, guaxinim voador e até gigante. Não entendeu? A gente também nunca entendeu muito bem, mas a jogabilidade é uma das melhores de todos os tempos.
02º lugar
Da série Final Fantasy, criada por Hironobu Sakaguchi, Final Fantasy Tactics oferece um sistema de jogabilidade totalmente inovador, esquematizado como um tabuleiro de xadrez. Os personagens que poderiam sumir por conta da complexidade do jogo aparecem em primeiro plano por um motivo simples: as roupas. FFTactics ocupa a segunda posição dessa lista porque, além de disponibilizar roupas diferentes para cada personagem dependendo do "job" dele, também oferece variações entre os sexos. Cada vez que você decide mudar de profissão, a sua roupa acompanha a mudança, denunciando de imediato qual é a sua especialidade. Um ladrão, por exemplo, aparece na tela com roupas de pirata, enquanto um matemático utiliza mantos sobre mantos indicando o seu nível sócio-intelectual. Genial a maneira como mais de 40 roupas diferentes são utilizadas não somente para fins estéticos, mas também como forma de comunicar uma mensagem.
01º lugar
Nada de bichinhos fofos e paisagens coloridas. Vampire: Bloodines é um jogo proibído por lei para os menores de idade. Possui cenas de sexo, violência, sangue, sarcasmo, competição, esquartejamento, assassinatos, explosões, drogas e vampiros. Muito vampiros. O game só foi lançado para computador e, embora seja considerado um fíasco de vendas e performance (a tecnologia dos PCs na época não era compatível com o jogo), ocupa o primeiro lugar da nossa lista por conta de um figurino meticulosamente pensado. Baseado no RPG original Vampiro: A Máscara, o game Bloodlines disponibiliza todos os principais clãs de vampiros conhecidos do Mundo das Trevas: Brujah, Nosferatu, Malkavian, Toreador, Ventrue, Tremere, Gangrel. O visual de cada um desses grupos evolui ao longo do jogo, com quatro ou cinco trocas de figurino para cada clã e sexo, somando mais de 60 roupas diferentes. O mais importante é que esse figurino segue as regras de Vampire, sendo que os Malkavianos, que são os vampiros "loucos", utilizam roupas hilárias, surrealistas e bizarras. Por outro lado, seus primos Nosferatu, os vampiros deformados que vivem nos esgotos da cidade, usam roupas sado-masoquistas com muito couro e máscaras. Hoje em dia, qualquer computador roda o jogo sem muitos problemas. Só pelo enredo e visual, vale cada minuto.
E ai? Concord? Discorda? Diga o que achou da lista, que é, podemos dizer, polêmica! ^^
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