04 junho 2008

Elas preferem os casuais

O mundo dos games não é tão masculino quanto se pensava – mulheres ocupam mais de 30% do universo de jogadores virtuais de cartas, tabuleiros e desafios de concentração


Os jogos casuais, assim chamados em função da sua simplicidade e facilidade, já conquistaram 70% do total de jogadores virtuais. O que chama mais a atenção é que o interesse tem crescido, e muito, por parte das mulheres. Hoje a participação feminina já representa 31% do universo de games, sendo que em grandes sites europeus, em que mais de 10 milhões de pessoas jogam online a cada mês, as jogadoras representam 80% do total de usuários. Dentro deste universo, 60% têm 30 anos ou mais e usam a internet para o contato com amigos, encontrar informações de produtos, comprar itens e jogar. Ainda segundo pesquisa realizada pela Real Games, estas mulheres não considerarem-se gamers de carteirinha, apenas buscam uma forma de diversão e lazer.

Segundo Fábio Nikaido, diretor de conteúdo do MisterApe (www.misterape.pop.com.br), maior portal da games da América Latina, a tendência tem criado mudanças no mercado e algumas empresas passaram a firmar parcerias para atender essa demanda mundial. É o que aconteceu entre o MisterApe e a Atrativa Games, distribuidora de jogos casuais online e para download. A empresa trabalha com alguns dos principais distribuidores de jogos casuais do mercado, como Gamehouse/RealNetworks, PlayFirst e Ganyemde. “Com a parceria os usuários do portal MisterApe poderão usufruir de uma gama ainda maior de entretenimento, com mais opções de jogos casuais”, comemora Nikaido. Hoje o MisterApe disponibiliza 199 destes jogos, mas a tendência é aumentar o número com a parceria. Alguns, como o boom voleyball e o cubeez, tem grande apelo feminino, com personagens e cenários voltados a esse público.

O grande segredo dos jogos casuais é, sem dúvida, a simplicidade. Fáceis de jogar e convenientes para as horas vagas, estes jogos são acessados principalmente de casa (85% dos usuários), sendo que a parcela que joga do trabalho, utiliza o horário do almoço e o final do expediente para relaxar. Outra facilidade que esse tipo de jogo oferece é o fato do usuário não precisar de nenhum programa ou CD de instalação para jogar. Basta que ele utilize um navegador da Internet para acessar o jogo gratuitamente. No portal do MisterApe (www.misterape.pop.com.br/casual), alguns jogos como DOMINÓ, CAÇA PALAVRAS E TRUCO, constantemente presentes na lista dos mais acessados, são uma boa opção para quem quer se divertir sem grandes complicações.


Sugestão de personagem:

Elenice Ouchi de 50 anos, empresária e mãe de três filhos, joga na internet há sete anos. “Jogo para relaxar quando estou no trabalho. Quando fico nervosa, vou direto para o computador descarregar o estresse”, afirma Elenice, que joga de 30 minutos a uma hora e meia por dia no escritório do seu restaurante, em Curitiba. Entre os seus jogos preferidos, estão os de memória e concentração, pois são fáceis de jogar e ajudam a relaxar. Sua filha Nathalie, de 22 anos, foi quem a estimulou a começar a jogar os casuais “ela sempre me avisa quando aparece um jogo que ela sabe que vou gostar”, afirma a mãe orgulhosa.


Sobre o MisterApe:

O MisterApe foi fundado em 2006 e, em apenas um ano de atuação, alcançou a marca de 57 milhões de page views mensais, em média, tornando-se o maior portal de games da América Latina. O principal diferencial do MisterApe está na oferta de jogos de computador para o público feminino e masculino de qualquer idade, sem contar na linguagem simples, que torna o entretenimento acessível a todos e não restrita aos chamados gamemaníacos. O espaço virtual traz, ainda, notícias e informações sobre o mundo dos games, lançamentos e eventos, possibilidade de participar da comunidade do portal e de fóruns de discussão, além de ter uma página personalizada.

Nenhum comentário: